quinta-feira, 16 de junho de 2011

Painéis Escolares 2010


                                    Aqui estão alguns  painéis  que fiz para a escola em 2010

Painel da Manha Caipira

Painel do dia das Mães







Painel do recital de poesia





Painel para  apresentações da Noite de Sucesso




Painel de Natal





domingo, 5 de junho de 2011

O Referencial Curricular que orienta o ensino de Artes no estado do Tocantins

O QUE E O REFERENCIAL CURRICULAR ? 
¢O Referencial Curricular e um documento   adotado pela Secretaria de Educação do Tocantins, SEDUC-TO;
¢ Para melhorar as escolas públicas do Tocantins;
¢ Foi elaborado com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), em conformidade com :
Ø Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB, n°9.394/96;
Ø Diretrizes Curriculares Nacionais;
Ø A legislação Estadual.
 
  No Artigo 26, parágrafo 2°, afirma que “o ensino de arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis de educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”. 
  Tal obrigatoriedade levou a formulação de um volume único e especifico a respeito desta área de conhecimento o PCNs de Arte;
  Considerando que a “Arte e uma função tão importante quanto à dos outros conhecimentos do processo de ensino e aprendizagem. O presente referencial curricular foi elaborado e está sendo utilizado atualmente nas escolas públicas do estado,
¢As propostas curriculares de Arte para o ensino fundamental tem como objetivos
¢Conhecer a arte, expressar idéias, sentimentos, e proporcionar vivências nas diversas linguagens articulando:
Øos saberes artísticos locais e da região;
Øas manifestações artísticas nacionais e internacionais;
Øconectando-os com outras áreas do conhecimento.
¢As propostas curriculares de Arte para o ensino fundamental tem como objetivos
¢É importante que os alunos conheçam as produções artísticas nas diversas  linguagens, valorizando a arte produzida em seu estado, percebendo a sua importância para a identidade e para a história da cultura tocantinense.
¢o contato com a Arte com seus materiais e suas formas de produção, proporcionará aos estudantes a oportunidade de integra a arte com as demais áreas do conhecimento, e com outros saberes artísticos do contexto nacional e internacional. 
¢As propostas curriculares de Arte para o ensino fundamental tem como objetivos
¢Valorizar a diversidade cultural respeitando as expressões artísticas locais e regionais, através do conhecimento das diferentes linguagens artísticas os alunos podem compreender a prática artísticas como direito e como participação social dos cidadão repudiando o diversos tipos de preconceito e discriminação.
¢Através do contato com manifestações artísticas de diversa culturas, tempo e lugares, os alunos podem conhecer, perceber, analisar e refletir sobre o mundo ao redor, valorizando a diversidade e se contrapondo aos diferentes tipos de preconceitos em relação ás outras culturas.
¢As propostas curriculares de Arte para o ensino fundamental tem como objetivos
¢Observar e relacionar a arte e as realidades sociais e ambientais de sua região, desenvolvendo s percepção e sensibilidade para com os ciclos naturais e o meio ambiente, refletindo sobre a necessidade de valorizar, respeitar e conservar os diferentes  bens patrimoniais da natureza e da cultura.
¢Pesquisar, saber organizar e analisar informações sobre arte e entrar em contato com artistas, obras de arte, fontes de informações e o contexto sociocultural onde foram produzidos;
¢As propostas curriculares de Arte para o ensino fundamental tem como objetivos
¢Saber buscar, selecionar e organizar informações visitando museus, ateliês de artistas plásticos, estúdios de rádio e TV espaços de ensaio de dança, música e artes cênicas. 
¢Exercitar a percepção, a apreciação e a produção artística nas diferentes linguagens;
¢Compreender e  utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal, e/ou coletiva, articulada a percepção, a imaginação, a sensibilidade, a flexibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

 Como recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais, as aulas de Arte devem contemplar as linguagens:
ØArtes Visuais;
ØDança;
ØMúsica;
ØTeatro.
Bem como o papel da escola, do professor, os conhecimentos  que devem ser construído e os objetivos gerais de cada um.
A interdisciplinaridade  entre Artes e os conhecimentos:
ØTemas transversais;
ØMeio ambiente;
ØOrientação sexual;
ØPluralidade cultural;
ØSaúde;
ØÉtica;
ØTrabalho e consumo.
Os eixos em formato de tabelas com as competências, habilidades e conteúdo mínimos que devem ser trabalhados por bimestre; em cada série, do 2° ao 9° ano do ensino fundamental.
ØCompetências : atributos intelectuais, cognitivos, afetivos e sociais;
ØHabilidades: saber fazer;
ØConteúdos: conhecimentos a serem aprendidos.
Neles os professores podem elabora suas aulas de forma a atender as exigências do referencial curricular.
A postura do professor
O professor de Artes deve refletir sobre a sua prática de ensino na escola, fazendo com que o ensino de Artes não envolva só atividades de produção artísticas, mais também a conquista de significação do que fazem, através do desenvolvimento da percepção estética, e fenômenos artísticos, e culturais.
O aluno tem que ter
  convivência com produções artísticas  (originais ou reproduzidas) suas concepções estéticas nas diferentes culturas (regional, nacional e internacional); identificação de significados expressivos; reconhecimento e experimentação de leitura dos elementos básicos das linguagens seja ela arte visual; dança; musica e teatro; e a identificação de algumas técnicas e procedimentos artísticos presentes nas obras de Artes.  
  O referencial curricular adotado pelo estado, e um ótimo material  para a orientação dos professores; porem não deve servir como única referencia para a orientação das aulas de Artes.
Referência bibliográfica
Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1° ao 9° ano. 1ª Edição/ Secretaria de Estado da Educação e Cultura. SEDUC-TO : 2009.281 p.

Artes visuais para o ensino fundamental



Como recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais, as aulas de Arte devem contemplar as linguagens da Dança, Teatro, Música e Artes Visuais.
            A arte visual é o tipo de expressão artística que é captada pela visão. Ela também é definida conforme seu meio, ou sua mídia, como o desenho, a pintura, a escultura, a arquitetura, a fotografia, o cinema e o vídeo.

O fazer artístico: desenho, pintura,colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas.

Apreciação significativa: convivência com produções visuais (originais e reproduzidas) e suas concepções estéticas nas diferentes culturas (regional, nacional e internacional); identificação de significados expressivos; reconhecimento e experimentação de leitura dos elementos básicos da linguagem visual; identificação de algumas técnicas e procedimentos artísticos presentes nas obras visuais...

Produção cultural e histórica: observação, estudo e compreensão de diferentes obras de Artes Visuais, artistas e movimentos artísticos produzidos em diversas culturas (regional, nacional e internacional) e em diferentes tempos da história; reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos; identificação de produtores em artes visuais como agentes sociais de diferentes épocas e culturas; contato freqüente, leitura e discussão de textos simples, imagens e informações orais sobre artistas, suas biografias e suas produções; freqüência a museus, galerias, exposições, mostras, ateliês, oficinas.

O que e Arte ?




A definição de arte varia de acordo com a época e a cultura. Ela muda conforme a necessidades de cada civilização. A arte existe desde que há indícios do ser humano na Terra. Assim, entre os povos ditos primitivos, a arte, era um instrumento para identificação dos animais abatidos na caça é hoje registro histórico do período, crença popular dos povos de sua época é animais hoje extintos.
Para Ernst Gombrich, famoso historiador de arte, afirma que não existe realmente nada a que se possa dar o nome de Arte. Existem somente artistas. Arte é um fenômeno cultural, que muda conforme clima, o momento histórico e as maneiras sociais. Regras absolutas sobre arte não sobrevivem ao tempo, mas em cada época, diferentes escolhem como devem compreender esse fenômeno.
Ao longo das eras, o papel da arte tem sido vista como um meio de espelhar nosso mundo, para ornamentar o cotidiano e para explicar e descrever a história e os diversos “eus” que existem dentro de um só ser, e para ajudar a explorar o mundo e o próprio homem. Um exemplo e Jean-Baptiste Debret. Em um período onde não existia Internet, fotos é viagens eram a cavalo ou navios. A Europa conhecia o novo mundo (continente americano), através de desenhos (arte). O Brasil era visto pelos olhos de Debret. Porque o artista faz arte segundo seus sentimentos, suas vontades, seu conhecimento, suas idéias, sua criatividade e sua imaginação, o que deixa aberto que cada obra de arte é uma forma de interpretação da vida. Seria o estado de consciência que o artista atinge, razão e emoção encontram-se combinados de forma parte para realizar suas melhores obras.
Prova disto é quando uma obra artística torna-se conhecida, e acentua uns dos sentimentos do ser humano, pessoa e obra se unem.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O que e arte educador?




Alguns nomes, expressões, palavras, entram “na moda” e as pessoas saem repetindo sem saber muito bem o que significam. Isso tem acontecido, infelizmente e muito, com os termos arte-educação e arte-educador(a).
Surgido na década de 80 pela Profª Drª. Ana Mae Barbosa o termo arte-educação designa uma categoria de profissionais, devidamente licenciados em Arte, e o tipo de trabalho que desenvolvem, com base, em geral, na abordagem triangular.
Se você perguntar a qualquer pessoa o que é preciso para ser professor de matemática, por exemplo, certamente a resposta será algo como “ser formado para isso”. A licenciatura em Arte é exatamente isso, a formação do  arte-educador.
Por quê motivo as pessoas acreditam que para dar aula de arte seria diferente?
As Instituições de nível superior já transformaram os seus cursos de Educação Artística em Cursos de Artes Plásticas e Desenho ou Licenciatura Plena em Desenho e Artes, ou ainda Licenciaturas diversas nas outras três linguagens e já existem profissionais de Ensino de Arte devidamente habilitados e capacitados a mais de 10 anos.