quinta-feira, 16 de junho de 2011

Painéis Escolares 2010


                                    Aqui estão alguns  painéis  que fiz para a escola em 2010

Painel da Manha Caipira

Painel do dia das Mães







Painel do recital de poesia





Painel para  apresentações da Noite de Sucesso




Painel de Natal





domingo, 5 de junho de 2011

O Referencial Curricular que orienta o ensino de Artes no estado do Tocantins

O QUE E O REFERENCIAL CURRICULAR ? 
¢O Referencial Curricular e um documento   adotado pela Secretaria de Educação do Tocantins, SEDUC-TO;
¢ Para melhorar as escolas públicas do Tocantins;
¢ Foi elaborado com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), em conformidade com :
Ø Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB, n°9.394/96;
Ø Diretrizes Curriculares Nacionais;
Ø A legislação Estadual.
 
  No Artigo 26, parágrafo 2°, afirma que “o ensino de arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis de educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”. 
  Tal obrigatoriedade levou a formulação de um volume único e especifico a respeito desta área de conhecimento o PCNs de Arte;
  Considerando que a “Arte e uma função tão importante quanto à dos outros conhecimentos do processo de ensino e aprendizagem. O presente referencial curricular foi elaborado e está sendo utilizado atualmente nas escolas públicas do estado,
¢As propostas curriculares de Arte para o ensino fundamental tem como objetivos
¢Conhecer a arte, expressar idéias, sentimentos, e proporcionar vivências nas diversas linguagens articulando:
Øos saberes artísticos locais e da região;
Øas manifestações artísticas nacionais e internacionais;
Øconectando-os com outras áreas do conhecimento.
¢As propostas curriculares de Arte para o ensino fundamental tem como objetivos
¢É importante que os alunos conheçam as produções artísticas nas diversas  linguagens, valorizando a arte produzida em seu estado, percebendo a sua importância para a identidade e para a história da cultura tocantinense.
¢o contato com a Arte com seus materiais e suas formas de produção, proporcionará aos estudantes a oportunidade de integra a arte com as demais áreas do conhecimento, e com outros saberes artísticos do contexto nacional e internacional. 
¢As propostas curriculares de Arte para o ensino fundamental tem como objetivos
¢Valorizar a diversidade cultural respeitando as expressões artísticas locais e regionais, através do conhecimento das diferentes linguagens artísticas os alunos podem compreender a prática artísticas como direito e como participação social dos cidadão repudiando o diversos tipos de preconceito e discriminação.
¢Através do contato com manifestações artísticas de diversa culturas, tempo e lugares, os alunos podem conhecer, perceber, analisar e refletir sobre o mundo ao redor, valorizando a diversidade e se contrapondo aos diferentes tipos de preconceitos em relação ás outras culturas.
¢As propostas curriculares de Arte para o ensino fundamental tem como objetivos
¢Observar e relacionar a arte e as realidades sociais e ambientais de sua região, desenvolvendo s percepção e sensibilidade para com os ciclos naturais e o meio ambiente, refletindo sobre a necessidade de valorizar, respeitar e conservar os diferentes  bens patrimoniais da natureza e da cultura.
¢Pesquisar, saber organizar e analisar informações sobre arte e entrar em contato com artistas, obras de arte, fontes de informações e o contexto sociocultural onde foram produzidos;
¢As propostas curriculares de Arte para o ensino fundamental tem como objetivos
¢Saber buscar, selecionar e organizar informações visitando museus, ateliês de artistas plásticos, estúdios de rádio e TV espaços de ensaio de dança, música e artes cênicas. 
¢Exercitar a percepção, a apreciação e a produção artística nas diferentes linguagens;
¢Compreender e  utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal, e/ou coletiva, articulada a percepção, a imaginação, a sensibilidade, a flexibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

 Como recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais, as aulas de Arte devem contemplar as linguagens:
ØArtes Visuais;
ØDança;
ØMúsica;
ØTeatro.
Bem como o papel da escola, do professor, os conhecimentos  que devem ser construído e os objetivos gerais de cada um.
A interdisciplinaridade  entre Artes e os conhecimentos:
ØTemas transversais;
ØMeio ambiente;
ØOrientação sexual;
ØPluralidade cultural;
ØSaúde;
ØÉtica;
ØTrabalho e consumo.
Os eixos em formato de tabelas com as competências, habilidades e conteúdo mínimos que devem ser trabalhados por bimestre; em cada série, do 2° ao 9° ano do ensino fundamental.
ØCompetências : atributos intelectuais, cognitivos, afetivos e sociais;
ØHabilidades: saber fazer;
ØConteúdos: conhecimentos a serem aprendidos.
Neles os professores podem elabora suas aulas de forma a atender as exigências do referencial curricular.
A postura do professor
O professor de Artes deve refletir sobre a sua prática de ensino na escola, fazendo com que o ensino de Artes não envolva só atividades de produção artísticas, mais também a conquista de significação do que fazem, através do desenvolvimento da percepção estética, e fenômenos artísticos, e culturais.
O aluno tem que ter
  convivência com produções artísticas  (originais ou reproduzidas) suas concepções estéticas nas diferentes culturas (regional, nacional e internacional); identificação de significados expressivos; reconhecimento e experimentação de leitura dos elementos básicos das linguagens seja ela arte visual; dança; musica e teatro; e a identificação de algumas técnicas e procedimentos artísticos presentes nas obras de Artes.  
  O referencial curricular adotado pelo estado, e um ótimo material  para a orientação dos professores; porem não deve servir como única referencia para a orientação das aulas de Artes.
Referência bibliográfica
Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1° ao 9° ano. 1ª Edição/ Secretaria de Estado da Educação e Cultura. SEDUC-TO : 2009.281 p.

Artes visuais para o ensino fundamental



Como recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais, as aulas de Arte devem contemplar as linguagens da Dança, Teatro, Música e Artes Visuais.
            A arte visual é o tipo de expressão artística que é captada pela visão. Ela também é definida conforme seu meio, ou sua mídia, como o desenho, a pintura, a escultura, a arquitetura, a fotografia, o cinema e o vídeo.

O fazer artístico: desenho, pintura,colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos, produções informatizadas.

Apreciação significativa: convivência com produções visuais (originais e reproduzidas) e suas concepções estéticas nas diferentes culturas (regional, nacional e internacional); identificação de significados expressivos; reconhecimento e experimentação de leitura dos elementos básicos da linguagem visual; identificação de algumas técnicas e procedimentos artísticos presentes nas obras visuais...

Produção cultural e histórica: observação, estudo e compreensão de diferentes obras de Artes Visuais, artistas e movimentos artísticos produzidos em diversas culturas (regional, nacional e internacional) e em diferentes tempos da história; reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos; identificação de produtores em artes visuais como agentes sociais de diferentes épocas e culturas; contato freqüente, leitura e discussão de textos simples, imagens e informações orais sobre artistas, suas biografias e suas produções; freqüência a museus, galerias, exposições, mostras, ateliês, oficinas.

O que e Arte ?




A definição de arte varia de acordo com a época e a cultura. Ela muda conforme a necessidades de cada civilização. A arte existe desde que há indícios do ser humano na Terra. Assim, entre os povos ditos primitivos, a arte, era um instrumento para identificação dos animais abatidos na caça é hoje registro histórico do período, crença popular dos povos de sua época é animais hoje extintos.
Para Ernst Gombrich, famoso historiador de arte, afirma que não existe realmente nada a que se possa dar o nome de Arte. Existem somente artistas. Arte é um fenômeno cultural, que muda conforme clima, o momento histórico e as maneiras sociais. Regras absolutas sobre arte não sobrevivem ao tempo, mas em cada época, diferentes escolhem como devem compreender esse fenômeno.
Ao longo das eras, o papel da arte tem sido vista como um meio de espelhar nosso mundo, para ornamentar o cotidiano e para explicar e descrever a história e os diversos “eus” que existem dentro de um só ser, e para ajudar a explorar o mundo e o próprio homem. Um exemplo e Jean-Baptiste Debret. Em um período onde não existia Internet, fotos é viagens eram a cavalo ou navios. A Europa conhecia o novo mundo (continente americano), através de desenhos (arte). O Brasil era visto pelos olhos de Debret. Porque o artista faz arte segundo seus sentimentos, suas vontades, seu conhecimento, suas idéias, sua criatividade e sua imaginação, o que deixa aberto que cada obra de arte é uma forma de interpretação da vida. Seria o estado de consciência que o artista atinge, razão e emoção encontram-se combinados de forma parte para realizar suas melhores obras.
Prova disto é quando uma obra artística torna-se conhecida, e acentua uns dos sentimentos do ser humano, pessoa e obra se unem.