quarta-feira, 21 de maio de 2014

Como se estrutura uma peça teatral

Ao assistimos uma peça de teatro longa, podemos verificar que há pausa entre as diferentes partes da peça. Ás vezes, a cortina se fecha; outras vezes as luzes se apagam para indicar que há uma mudança de ato ou de cena. As peças teatrais são organizadas em cenas e atos.
Um ato é um dos momentos da obra que podem corresponder a tudo o que acontece no mesmo período, no mesmo dia ou no mesmo ano.
Um ato podem se dividir em cenas. As mudanças de cenas são indicadas pelas entradas e saídas dos personagens de tal maneira que a aparição ou desaparição de um personagem no palco Marca o principio de uma cena ou final de outra. Podem ser marcadas também pela iluminação ou mudança de cenário.
Marcação de cena são as movimentações que o ator deve executar durante a peça. Tudo deve ser combinado durante os ensaios, ou seja, deve ser marcado. 
Exemplos: O ator vai para frente e sobe na cadeira. O ator ajoelha-se e ri. A atriz corre no palco da direita para a esquerda. Além disso há as marcações para as falas dos personagens.
Exemplos: O ator senta no banco e desesperado fala. A atriz vai ao fundo do palco, tira a roupa lentamente enquanto fala o texto.
Apesar de quase todas as peças se dividirem em atos e cenas, não existe regra em relação à sua quantidade. Esta estrutura foi mudada com o tempo.

Responda

1-      Você já assistiu a uma peça onde há pausa entre as diferentes partes da peça?
2-      Como são organizadas as peças teatrais?
3-      O que e ato? E como ele funciona?
4-      As cenas podem ser marcadas através de que?
5-      O que é marcação de cena?


Faça uma pesquisa sobre cenário e iluminação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário